segunda-feira, 28 de junho de 2010

Alemanha - Futebol


Há um dado muito curioso.
Sou da opinião de que a Alemanha tem sido a selecção Europeia mais forte dos últimos 10 anos.
Em 2000 e 2004 temos maus exemplos para esta minha teoria, mas vejamos noutros anos.
Em 2002 a Alemanha chegou à final do Campeonato do Mundo, tendo sido das melhores equipas a praticar futebol. Em 2006 chegou a um glorioso terceiro lugar e foi, para mim, a melhor equipa do Mundial. Em 2008 chegou novamente a uma final, mas não foi capaz de ganha-la.
Agora, em 2010, acabou de derrotar a INglaterra com um 4-1 demolidor.
É claro que houve outras selecções muito fortes, como a Portuguesa(meias finais do Euro2000; Final do Euro 2004; 4º lugar em 2006) e também a Francesa( Campeões do Euro 2000; 2º Lugar em 2006), mas não creio que nenhuma se possa equiparar à qualidade futebolística que a Alemanha apresenta desde 2002.
Talvez seja 2010 o ano dessa comprovação.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Jérémy Toulalan


A França já foi eliminada deste campeonato do Mundo. Nem vale a pena falar das circunstâncias e da sua prestação. Contudo, há um jogador francês em que o mundo deverá depositar o olhar.
Chama-se Jérémy Toulalan, e é na minha opinião o melhor jogador francês da actualidade.
A sua qualidade de passe é magnifica. Aliado a isto ,temos um jogador com uma incrível capacidade de resistência, que percorre o campo defensivo e atacante, como se dois jogadores se tratasse.
Toulalan possuí várias características em comum com um dos melhores jogadores franceses de sempre, Didier Deschamps. À primeira vista, a primeira característica é óbvia, o cabelo branco. Apesar de ainda jovem, Toulalan tem já um imenso cabelo branco, tal como Deschamps tinha com a sua idade. A segunda característica é a posição em campo: Médio Defensivo/Médio Centro, tal como Deschamps. A última característica é a qualidade de jogo. Ambos são jogadores que corriam imenso, trabalhavam para a equipa, tanto a fazerem cortes, como a devolverem a bola aos jogadores mais de ataque. A diferença é que Deschamps tinha Zidane, e Toulalan tem ninguém.
Se algum treinador de um grande clube me estiver a ler, contrate de imediato este jogador. É um líder nato, com grande qualidade táctica e física, com extrema inteligência e que será o capitão de equipa ideal em qualquer equipa. Basta tê-lo acompanhado no inicio de carreira para se perceber de imediato isso.
Um enorme jogador este Toulalan!


A derrota

Nunca ganhei nada, nunca tive espírito de vencedor.
Sempre fui muito envergonhado até aos 15 anos. Derivado disso sempre passei ao lado de muita coisa.
Sempre tive muitas ideias, mas nunca fui capaz de concretizar a maior parte delas. Do que fiz bem, nunca conclui.
Não me sinto um vencedor, hoje não.