quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Os Melhores do Ano 2007

Aproveito este início de Ano, para introduzir neste blog um novo mundo, o do cinema, a partir de hoje vou passar a publicar criticas de filmes, ou algo que tenha a ver com o mundo cinematografico, além dos habituais textos sobre qualquer tema. Posso assim dizer, que este é um blog que fala de tudo, da forma que se deve falar, a forma sicera.
Desta forma, ficam aqui os que para mim foram os dez melhores filmes de 2007, um ano pobre para o cinema, mas que nos trouxe uma obra prima incomparável.

1-THE FOUNTAIN-Darren Aronofsky


Um filme que fala sobre a vida, a morte, e o que existe para além de tudo isso. Através de metáforas sobre a busca da imortalidade, transfigura-nos a base de todo o filme, o amor, e o toda a sua força no plano da mortalidade humana.
Uma obra prima que nos ensina, de certa forma, a encarar a vida tal como deve ser, seguindo os nossos sonhos de forma vincada e sem qualquer preconceito.
Um filme para toda a eternidade, para mim, o melhor filme desta década.


2-EASTERN PROMISES-David Cronenberg


Um filme cruel, negro e frio, que ilustra a oposição vida/morte da forma mais trágica possivel, a da realidade.
Brilhante interpretação de Viggo Mortensen.
Um dos filmes da década.


3-SUNSHINE-Danny Boyle


Filme pessoal, com cenas líricas esplendorosas, que retrata o poder da humanidade sobre o universo e o poder do homem sobre a vida.
Banda sonora assombrosa, que ajuda o espectador a intrometer-se nesta viagem pessoal, dentro da alma de cada um.


4-LETTERS FROM IWO JIMA-Clint Eastwood


Com uma fotografia magistral, realização quase perfeita e interpretações magnificas(de destacar Ken Watanabe), este "Letters" é o oposto do seu 'irmão americano"(Flags of our Fathers), demonstrando-nos o desespero, a fé e toda a força do povo japonês, num dos momentos mais dificeis da sua história.


5-ZODIAC-David Fincher


David Fincher habituou-nos ao Bom ou ao Muito Bom, este "Zodiac" encontra-se no meio das duas designações, entre o magnifico "The Game" e o interessante "Panic Room".
História complexa, personagens muito bem desenvolvidas e uma realização sempre competente fazem deste Zodiac um thriller de grande qualidade.


6-BLOOD DIAMOND-Edward Zwick


Um filme que junta uma relação entre pai e filho tao cheia de sentimento, dois dos melhores actores desta década, uma história interligada e que desenvolve um tema polémico de forma equilibrada(coisa rara no cinema actual), merece sem dúvida estar neste top.
Dicaprio presenteia-nos novamente com uma grande interpretação, mas desta vez a ombrear com o enorme Djimon Hounsou.


7-APOCALYPTO-Mel Gibson


Extraordinária representação de um dos maiores povos de sempre!
Explora o interior humano tanto no aspecto selvagem como racional, sempre conduzindo o espectador a uma sensação de asfixia, tanto pelas cenas recriadas, como pela incapacidade de compreensão de um povo, que em prol da sua crença, sacrificava o que de mais belo existe no mundo, o ser humano.
Palmas para Mel Gibson.

8-VENUS-Roger Michell


Peter O'Toole aparece neste filme para nos brindar com uma das suas melhores interpretações.
Filme que retrata uma relação impossivel, mas sempre de forma humana e amorosa.
Ensina-nos a dar-mos mais importância as pessoas de quem realmente gostamos.


9-DOMINO-Tony Scott


Escolho este filme não só pela história bastante interessante, pelas boas interpretações(de onde há a destacar Keira Knightley), mas sim porque me diz bastante a nível pessoal.
Um exemplo de que podemos contrariar o destino e comandar a nossa vida como desejamos, um exemplo de como podemos ser nós a viver as nossas vidas e não a sociedade a consumi-las.


10-AMERICAN GANGSTER-Ridley Scott


Ridley Scott é um dos meus realizadores preferidos, e neste filme nao me decepciona, contudo também nao me apaixona.
"American Gangster" usufrui de dois dos melhores actores dos últimos anos, contudo a personagem de Russel Crowe é muito mal explorada e toda a sua relação familiar é uma nulidade emocional. Denzel Washington, por sua vez, tem uma personagem magnifica, que dá todo o brilho a este filme.

Nenhum comentário: