domingo, 19 de dezembro de 2010

Algumas considerações

Sporting - Sendo o mais directo possível: Os problemas do Sporting são puramente internos. Se o próprio presidente diz isto e aquilo e volta a dizer outras coisas contrárias ao que já tinha dito, ou de forma atenuante em momentos de aperto; se o director desportivo passa uma imagem autoritária equivalente a qualquer estado totalitário e aparece várias vezes com discursos diferentes do próprio presidente; se os jogadores não têm palavra forte, não tem um verdadeiro líder ou lideres, não têm uma estrutura bem montada e organizada como um grupo coeso, então pouco há a fazer para o treinador, seja ele Mourinho ou Paulo Sério.
Se o Sporting tem jogadores fracos? Tem alguns sim. Mas a verdade é que o Braga do ano passado não tinha um grupo de jogadores mais forte do que o Sporting, mas conseguiu criar um verdadeiro grupo e tinha uma estrutura interna fantástica, que lhe permitiu chegar a um mui nobre segundo lugar. Livrar o Sporting da crise não é mudar de treinador nem de jogadores. É mudar mais profundamente...

The Tree of Life - Ao ver o trailer de The Tree of Life, de Terrence Malick, apetece-me avançar imediatamente no tempo até à sua data de estreia(Maio - nos EUA). É um trailer cegamente incrível, de vários pontos de vista. Visualmente é belo, com planos perfeitos daquele que é um mestre a filmar. A narração voz-off é uma poesia imensa, dotada de analogias e metáforas complexas, interligadas às tematicas da vida/morte e da criação do universo. Se no planeta terra existe a perfeição, então Malick é dos que está mais próximo de a alcançar.
Se a qualidade do filme for a que se espera, então estamos perante a maior obra do cinema desde... desde... desde há muitos muitos anos!

Wikileaks - Realidade ou Ficção? Julgo que esta é a questão mais pertinente a fazer-se. Esta fuga de informação quase parece um sonho (ou pesadelo) a acontecer na vida real. Informação desta importância exposta desta forma é quase como achar a formula quimica para fazer ouro através de água.
O mundo pode mudar graças a "isto". De que forma ainda não sei. Se é positivo ou negativo? Pode ser muito positivo, mas pode ser muito negativo...

Formas de ser - Há várias coisas que me chateiam. Uma delas é a injustiça. A outra é a convenção de que por ter chegado a tal sitio, ou ter feito tal coisa, tenho que ser convencido. A humildade continua a brilhar e continua a ser das coisas mais bonitas que se vê por aí.

Génios - Conheço alguns, mas não o são. Parece que estou a falar de nada, mas vou passar a explicar: Conheço quem tenha capacidades fora do comum, fantásticas, incríveis, seja a nível criativo ou puramente cientifico e objectivo. Mas muitas dessas pessoas que conheço assim, não conseguem concretizar nada. Ou porque há um mal imenso que se chama preguiça. Ou porque a força de vontade por vezes roça o nulo. O mal é da sociedade...ai a sociedade..

Nenhum comentário: