sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Os melhores de 2009 em várias áreas

Artista Musical a Solo de 2009:
Dallas Green (City And Colour)













Banda de 2009 e Melhor Concerto de 2009:
Dave Matthews Band - Alive 2009



















CD de 2009:
Porcupine Tree - The Incident















Melhor Actor de 2009:
Mickey Rourke - The Wrestler, Darren Aronofsky














Banda Portuguesa de 2009:
Iconoclasts - Lisboa













Melhor Canal de Televisão Nacional de 2009:
RTP2









Melhor Programa de TV em Portugal de 2009:
5 para a meia-noite














Dallas Green
é, a meu ver, um dos melhores músicos da actualidade. As suas letras são emocionais e cheias de sentimento, com traduções simplificadas de emoções humanas tão complexas, como o amor e o ódio. A sua simplicidade em palco, aliada a uma enorme humildade tornam Dallas Green uma figura a seguir. É músico no seu estado mais puro, para qualquer ouvinte.

O concerto de Dave Matthews Band no Alive foi sem dúvida o melhor da minha vida. É inacreditável a qualidade musical que existe naquela banda. Desde o espantoso baterista, ao violinista, guitarrista, baixista e ao novo saxofonista, esta banda junta alguns dos melhores músicos da actualidade, criando uma musicalidade que vai desde o puro rock ao blues, jazz, funk e hard rock! Dave Matthews completa o circuito, com a sua energia imensa na voz e a sua figura tão representativa quanto simples. A meu ver, a grande banda desta década!
Os Porcupine Tree continuam a fazer bater o coração do rock progressivo, legado deixado por bandas como Pink Floyd ou Genesis. Desengane-se quem pensa que ficarão atrás. É um erro. Este The Incident é a prova viva de que os Porcupine Tree são, na actualidade, a melhor banda de rock progressivo em actividade e sem dúvida uma das mais visionárias, através do génio de Steven Wilson.
Mickey Rourke desempenha um papel tão complexo quanto ingrato. Rourke é um wrestler solitário, perdido numa vida vazia e com pouco mais para oferecer. Desempenho excepcional, tanto do ponto de vista emotivo, onde Rourke nos faz sentir temor pela sua solidão extrema, ou do ponto de vista real, onde Rourke se interpreta a si próprio.
Do ponto de vista musical os Iconoclasts não nos trazem nenhuma inovação. Músicas energéticas, com refrões que ficam na cabeça e uma sintonia imensa dos seus intstrumentos, são alguns dos pontos positivos para quem ouve Iconoclasts em casa. Contudo, em concerto tudo muda. A energia passa a loucura, a sintonia passa a uma simbiose perfeita entre cada um. As duas vozes combinam-se de forma a criar apenas uma alma e o caos é lançado. É ver para crer, o que esta banda consegue fazer em palco, sendo que a energia nunca acaba o sentimento d eunião vai ficando sempre mais forte. Um exemplo para quem ainda dá concertos parado.
Escolho a RTP2 para melhor canal de 2009 não porque veja muita TV, mas sim porque me apercebi que é o canal nacional que oferece maior qualidade. Desde filmes menos comerciais a programas culturais de imenso interesse, a RTP2 trouxe-nos em 2009 muito do melhor que se faz em Portugal. De referir também o apoio a novos projectos, tanto musicais como cinematográficos, para programas de grande qualidade. Algo que se espera que continue a evoluir e que tanto é necessário.
O programa 5 para a meia-noite é eleito um pouco como fiz com o canal rtp2. Não sou de ver muita televisão, mas este programa foi capaz de me prender e fazer o que nenhum programa me conseguia fazer há muitos anos! Obrigar-me a ir para a frente da TV a uma hora marcada! E isto todos os dias. É um programa descontraído, com uma boa disposição exemplar, mas que nos trás grandes personalidades, que têm quase sempre algo muito interessante para nos oferecer, seja esta ou aquela história ou experiência de vida.

Nenhum comentário: