quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
Os melhores filmes de 2009
1 - The Hurt Locker, Kathryn Bigelow
Este filme de guerra explora a densidade humana do seu personagem principal, numa situação opressiva e dramática. Ao contrário dos demais filmes guerra, a guerra em si fica em segundo plano e serve apenas de contraste para a personalidade do protagonista, completamente viciado em adrenalina, mas com um limite completamente descontrolado entre a sua humanidade e a parte natural da violência.
The Hurt Locker é um filme que puxa os seus protagonistas até ao limite extremo do que é possível aguentar, mesmo para um soldado. Sem dúvida o filme do ano de 2009, tanto pela sua parte técnica, tão bem estruturada e adequada, como pelos seus personagens densos e humanamente construídos, não como peões na sua guerra, mas como o coração dessa própria guerra.
2 - The Wrestler, Darren Aronofsky
The Wrestler explora a solidão no seu ponto mais extremo. Um homem que já tinha perdido tudo volta a ganhar algo na vida, um objectivo, uma razão para se motivar. As relações neste filme são tratadas de uma forma exemplar e que nos levam à lágrima com toda a facilidade. Um filme onde Mickey Rourke tem uma das interpretações da década, representando um homem na solidão extrema que todos tememos.
Aronofsky realiza este filme dramático, demonstrando mais uma vez que é um dos grandes realizadores do novo cinema.
3 - Gran Torino, Clint Eastwood
Eastwood realiza e protagoniza este drama que incide sobre uma temática bastante importante: quais são os objectivos da nossa vida e até que ponto devemos fazer sacrificios para os realizar?
É o último filme de Eastwood como actor e que interpretação brilhante. É um filme que questiona porque estamos neste mundo e explora um ser humano único que possuí dentro de si a capacidade para interpretar todas as situações, resolvendo-as com a compaixão ou desorientação que lhe é própria.
4 - Redbelt, David Mamet
Redbelt saiu directamente para DVD, portanto a sua passagem por Portugal não foi muito sentida, contudo estamos perante uma obra imensa e magnifica.
Redbelt retrata o sofrimento do seu protagonista de uma forma exemplar, levando-o ao extremo da suas emoções como ser humano.
Um dos melhores filmes de 2009, pelo seu argumento tão audacioso e pelas representações apaixonantes.
5 - Two Lovers, James Gray
Um dos romances desta década, onde Joaquin Phoenix tem também uma das interpretações da mesma. Representando um ser completamente perturbado e incrivelmente complexo, este filme une um triângulo amoroso, composto por três personagens densas e dramáticas, onde conflitos e emoções surgem em catadupa, sempre de forma tão natural. James Gray é um dos realizadores do momento, capaz de captar momentos dramáticos puramente sentidos por qualquer pessoa e ser capaz de conjugar planos de génio com sequências de imagem completamente absorventes.
6 - Coraline, Henry Selick
O novo filme de Henry Selick está para mim muito à frente de o Estranho Mundo de Jack. A nível gráfico a evolução é natural, sendo que as animações têm agora uma evolução digital.
Mas este filme ganha pelos seus personagens. Cada um é construído com metáforas e estereótipos, mas com um sentido. Não são apenas marionetas que dançam em volta do argumento. Coraline é uma rapariga como qualquer outra, num mundo completamente louco e bizarro, mas ao mesmo tempo único e apaixonante.
7 - The Curious Case of Benjamin Button, David Fincher
David Fincher é um dos génios da realização do cinema actual. Fincher sempre se demarcou pelo seu estilo tão próprio, negro, sombrio e decadente. Neste Benjamin Button, a essência de Fincher continua presente, mas o dramatismo é completamente diferente de todos os filmes anteriores de Fincher. É um filme genial do ponto de vista argumentativo, com uma história tão única e especial e personagens que nos apaixonam a cada cena. Brad Pitt é caracterizado de forma brilhante e dá uma alma imensa a este Button-Fincher.
8 - Up, Pete Docter
A disney pixar voltou a fazer uma obra prima. Up não é um filme para exclusivamente para crianças. É um filme infantil com metáforas adultas e uma mensagem directa sobre o que é envelhecer, o que é perder alguém na vida e como é que devemos ultrapassar tudo isso. Up ensina-nos a crescer e a evoluír.
9 - Ponyo on a cliff by the sea, Hayao Miyazki
Miyazaki é para mim o génio do cinema de animação. Cada filme seu é uma fábula de magia e fantasia. Este Ponyo não foge à regra. Apesar de ser para um público mais jovem, continua a possuir todo o conteúdo tão próprio de um filme "Miyazekiano". A sua paixão pela natureza, as relações entre crianças e adultos e o amor.
10 - Doomsday, Neil Marshall
Este 10º lugar é um prémio para um filme que exijo destacar. Além de Tarantino e Rodriguez de pouco vive o cinema de Série B da actualidade. Este Doomsday é um dos exercicios mais puros desse género. Completamente sangrento, com acção non-stop, sem perguntar onde e porquê. Contudo, não é um filme vazio de acção, não é um blockbuster. Apesar da história banal, tem personagens completamente originais e que se desenvolvem da forma mais inesperada ao longo do filme. Do realizador que nos deu o grande The Descent, um dos meus filmes de terror preferidos.
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