quinta-feira, 17 de março de 2011

Mourinho e a razão porque não deve ser campeão em Espanha

José Mourinho não deve ser campeão espanhol esta época!
Esta afirmação pode causar algum choque e contrariar muitas pessoas, mas a razão é simples.
Em 2004 José Mourinho ganhou a Liga dos Campeões com o Porto, e porquê? Bem, tinha uma das equipas mais bem organizadas desse ano, com jogadores bastante motivados e um sistema de trabalho bastante intenso e disciplinado. Através do melhor de cada jogador e da coesão de uma verdadeira equipa, o Porto ganhou merecidamente a Liga dos Campeões desse mesmo ano.
Quando no Chelsea, José Mourinho voltou a construir uma equipa com base no que tinha feito no Porto, tendo agora melhores jogadores e estando num campeonato muito mais competitivo. A verdade é que foi campeão no primeiro ano, contra todas as expectativas. Mas quem tinha Mourinho pela frente? Fergunson? O velho que está farto de ganhar titulos? Wenger? O françês que também tinha sido campeão recentemente, e que tinha perdido vários dos seus jogadores nucleares? A verdade é que nem o Manchester United, nem o Arsenal tinham uma "verdadeira equipa", como Mourinho sabia construir. Só o Liverpool se aproximava, mas mesmo assim não chegava lá.
Em Itália Mourinho teve sorte, apanhou a crise dos grandes, como Juventus e Milan. Claro que tem todo o mérito e ganhar todas as competições numa só época é um feito histórico.
Aliás, desengane-se o leitor que pense que eu sou contra-Mourinho, muito pelo contrário. Considero-o de longe o melhor treinador do Mundo!
A questão aqui é outra.
Josep Guardiola criou em seu redor uma equipa fantástica, com alguns dos melhores jogadores do mundo. Através do seu método de trabalho bastante disciplinado e táctico, Guardiola criou uma verdadeira equipa, comparável à melhor de sempre, aquela dos senhores holandeses.
Isto lembra-vos alguma coisa?
Pois, a verdade é que actualmente, o Barcelona é a melhor equipa do mundo, equipa no sentido de organização, coesão, união. Por mais que Mourinho seja o melhor treinador do Mundo, a sua vitória no campeonato espanhol este ano seria um desastre para a magia do futebol. Significaria sem qualquer pudor que o trabalho, as verdadeiras equipas, são facilmente destruidas, e isso tira toda a magia do futebol. O que seria de Mourinho e da sua equipa se não tivesse sido campeão pelo Porto e Chelsea?
As melhores equipas têm que ser efectivamente as melhores. E desta forma, para que o futebol seja uma bela arte, Guardiola tem que ser campeão este ano. Caso seja Mourinho, esse facto virá comprovar que o futebol é nada mais do que um acaso.
O trabalho de Mourinho no Real Madrid tem sido excelente, e construiu-se novamente uma equipa, sem dúvida. Porém, a equipa de Barcelona é melhor, bem melhor, e Mourinho, por melhor treinador que seja, não pode ser campeão em Espanha este ano. Não pode destruir todo o trabalho de Guardiola em apenas alguns meses. Alguns irão entrar em desacordo comigo e dizer que a beleza do futebol é mesmo isso, que o Mourinho é o melhor do Mundo por conseguir em tão pouco tempo destronar o Barcelona. Mas na minha opinião não. O Mourinho é o melhor do mundo porque nas alturas devidas soube mostrar o seu valor. No Real Madrid só tem que ser campeão para o próximo ano, quando tiver tido tempo suficiente para fazer explodir a sua arte em Madrid. Só assim o futebol se torna bela, se os verdadeiros campeões forem campeões no seu momento. E actualmente a equipa de Barcelona é de longe a melhor.

Nenhum comentário: